Palestrantes

g3490Tecnóloga em Redes de Comunicação, Mestre em Engenharia Elétrica e da Computação, cursando Doutorado em Computação. Professora adjunta no IFG, atua como docente na área de Redes de Computadores a mais de 7 anos. Participa e ajuda na organização de eventos de software livre em Goiás desde 2006. Pesquisadora CNPq e membro do comitê gestor do grupo /MNT (Mulheres na Tecnologia). Usuária GNU/Linux desde 2005. Membro dos grupos de robótica GYNBot e Metabotix e Hackerspace Área31.

 

 

g3493

Henrique Bastos é um inquieto eupreendedor. Aplica tecnologia para iniciativas que promovem autonomia de pessoas comuns. É membro da Python Software Foundation, da Django Software Foundation e da Associação PythonBrasil, atuando constantemente nas comunidades de programadores ministrando palestras, cursos e evangelizando a autonomia através do desenvolvimento software, no Brasil e no exterior.

 

 

estebanEsteban Clua é professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, bolsista de produtividade DT 2 (CNPq) e vice-diretor do Instituto de Computação da UFF, jovem cientista do nosso Estado pela FAPERJ em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs e visualização. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), tendo sido presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC entre 2010 e 2014. Atualmente é o representante para o Brasil do Technical Committee de Entretenimento Digital da International Federation of Information Processing (IFIP) e membro honorário do conselho diretivo da Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvimento de Games). Em 2015 foi nomeado NVIDIA Fellow (único na America Latina). Em 2007 recebeu o prêmio da ABRAGAMES como o maior contribuidor da academia para a indústria de jogos digitais no Brasil. É professor colaborador da Florida International University, pesquisador colaborador do grupo Camera Cultura, do Medialab MIT e da Universidade Católica do Peru. Esteban é membro do comitê de programa das mais importantes conferencias na área de entretenimento digital. Atualmente é coordenador do Centro de Excelência da NVIDIA no Brasil, que funciona no instituto de computação da Universidade Federal Fluminense. Esteban é o diretor da Casa da Ciência Virtual, instalado na Universidade Federal Fluminense, com projetos para difusão de inovação e tecnologias para escolas mediante jogos e realidade virtual. Esteban é do conselho de inovação da Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, membro da comissão permanente do Rio Criativo, Membro do Fórum permanente de Inovação e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e membro do conselho da Agencia de Inovação da UFF. Desde 2014 vem atuando como colaborador para o ministério das comunicações para o InovaApps e StartUp Brasil para o CNPq. Ao longo dos últimos 5 anos Esteban participou ativamente na incubação e criação de diversas empresas de entretenimento digital no Estado do Rio de Janeiro. Em 2014 recebeu o premio Prata da Casa, dado pela UFF, sendo reconhecido como o segundo melhor docente da Universidade no ano e destacando-se pela sua atuação de aproximação da universidade com a indústria regional de Tecnologia da Informação.

 

g3488

 

Rubem Saldanha é gerente de educação superior da Intel Semicondutores do Brasil, formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Novas Tecnologias Aplicadas ao Currículo pela PUC-SP. Rubem Saldanha trabalha com suporte ao desenvolvimento de atividades curriculares nas universidades brasileiras. Já trabalhou no Instituto Ayrton Senna, Microsoft e TV Cultura.

g3545

Flavia Bernardini possui graduação em Ciência da Computação (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado e doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2002 e 2006). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Mineração de Dados, Inteligência Artificial e Interação Humano-Computador, atuando nos seguintes temas: cidades inteligentes, big data, mineração de dados, mineração de textos, aprendizado de máquina, algoritmos genéticos, técnicas para representação de conhecimento, incluindo ontologias, sistemas de recomendação e sistemas colaborativos. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Computação do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rio das Ostras, atuando no curso de Graduação em Ciência da Computação e no Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais. Atua em colaboração com o Laboratório de Inovação no Desenvolvimento de Sistemas (LabIDeS), ligado ao ICT-UFF, e com o Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente (ADDLabs), ligado ao IC-UFF.

 

g3534

IT Manager da Terrali Móveis Planejados, desenvolvedor web, apaixonado por tecnologias livres e ativista do movimento Software Livre. Mantenho o acesso.me, blog onde escrevo entre outras coisas, sobre tecnologias livres, com textos técnicos, tutoriais e textos opinativos sobre tudo o que gira em torno do mundo do Software Livre. Migrei para ambientes de trabalho GNU/Linux em 2009 e não parei mais, hoje uso GNU/Linux-Libre em todas as minhas máquinas. Sou usuário Diaspora no 1º POD brasileiro o
DiasporaBR.

g3464

Tarsis é programador na globo.com atualmente na area de cloud computing. Apaixonado por software livre e programação.
Formado no IFF – campus Campos dos Goytacazes.

bernardo

Desenvolvedor de software há alguns anos. Trabalha principalmente com Python e utiliza o framework Django para desenvolver robustos aplicativos web. Acredita no compartilhamento de ideias e apóia atividades que fomentem a troca de conhecimento como o Coding Dojo. Participa de comunidades de desenvolvimento de software no Rio de Janeiro e mantém um blog pessoal onde compartilha suas visões e experiências sobre programação. Além disso, já foi palestrantes em diversos eventos de tecnologia como o FISL, a PythonBrasil e a QConRio. Atualmente tem focado seus estudos e exploração de temas de Orientação a Objetos e Design Patterns aplicados a Python.
g3548
Wagner não gosta muito de rótulos nem títulos e sempre fica confuso ao escrever sobre si mesmo. Estudou computação com foco em simulações científicas. É militante de software livre há muitos anos e acredita que o caminho para a igualdade é o conhecimento livre. Atualmente trabalha com sistemas científicos em C++  e não tem medo de ponteiros
g3622
Raphael é FullStack Developer com mais de dez anos de experiência. Colabora ativamente com a comunidade carioca de software livre, é cofundador dos grupos Dojorio, PHPRio e RubyOnRio. Entusiasta de Métodos ágeis e empreendedorismo.
g3588
Miriam von Zuben é Analista Sênior de Segurança do
CERT.br/NIC.br, desde 2005, tendo atuado nas áreas de Tratamento de
Incidentes e Análise de Tendências. Atualmente, atua na área de
Treinamento e Conscientização de Usuários, ministrando palestras e
desenvolvendo materiais relacionados a boas práticas de segurança. É
também instrutora dos cursos do CERT/CC, da Carnegie Mellon University.
É a principal mantenedora da Cartilha de Segurança para Internet.
g3594
Danilo Artigas possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Algoritmos, Complexidade Computacional e Teoria dos Grafos.
wladek
Um adorador de tecnologia, desenvolvimento web, graduando em ciências da computação essas coisas que vocês também gostam.
andre
raphael
g3925